eXTReMe Tracker

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Os caminhos para restaurar a imagem de Deus em cada pessoa (Reflexão 6)

Deus infinito Amor e infinita misericórdia

Deus nos criou à sua imagem por seu infinito amor, e nós caímos na miséria por causa do nosso pecado. Deus, porém, com sua infinita misericórdia, quer reconstruir sua imagem em nós por meio de seu Filho.

A consideração das criaturas leva Pallotti a recordar sobretudo aqueles aspectos que dizem respeito à necessidade de restaurar no homem a imagem de Deus. Por exemplo: a noite, criada para o repouso, muitas vezes serve ao homem para pecar na obscuridade; os sons do canto, em vez de ajudarem a fazer e apreciar a harmonia da criação e louvar a Deus servem tantas vezes para estimular o mal, as paixões desordenadas do homem; os alimentos e as bebidas, criadas para remediar as necessidades temporais do homem, muitas vezes instigam a intemperança e as ações brutais etc.

Jesus Cristo, perfeita imagem do Pai

Jesus Cristo Redentor é apresentado como o dom da infinita Misericórdia e do infinito Amor de Deus para com o homem pecador. Pallotti concebe que Deus, depois do pecado de Adão, que nos fez destinados ao inferno, movido pela sua infinita Misericórdia, como enamorado do homem tanto ingrato como miserável, lhe promete o Redentor, seu próprio Filho divino: “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Deus feito homem não somente nos redime, mas, pela sua santíssima humanidade, nos ensina como viver para renovar e aperfeiçoar nossa alma enquanto viva imagem de Deus. A atenção de Pallotti foi dirigida sobretudo à imitação de Cristo pobre, trabalhador, humilde, obediente na abnegação, sujeito ao sofrimento.

Pallotti nos propõe a meditação como método para alcançar as virtudes de Cristo. Concretamente, o seu método propõe o conteúdo da fé, explicando à luz da doutrina da Igreja os artigos do Creio. Com isto deseja suscitar na alma sentimentos de contrição, considerando a indignidade da própria conduta e a situação da miséria da própria alma por não ter respondido aos desígnios do amor de Deus.

O conhecimento do desígnio de Deus, realizado em plenitude na mais perfeita imagem do Pai, Jesus Cristo, torna a alma consciente do caminho que deve percorrer. A oração que segue exercita a esperança e a confiança em obter aquilo que a alma deseja no colóquio com: Deus, meu Pai ou com: Meu Deus, Jesus meu, redentor da minha alma. Pallotti deseja restaurar a imagem de Deus, Amor infinito, em sua própria alma, nos aspectos em que descobre ter particular necessidade. [HP II, p. 506-509]

Para concluir, pode-se afirmar que o opúsculo de Pallotti: Deus, o amor infinito contém a proposta de um método de meditação cristã, solidamente fundado, para restaurar no homem a imagem de Deus deformada pelo pecado.

A adaptação da linguagem se faz necessária para que as pessoas do nosso tempo possam crescer sempre mais na experiência de Deus, e no desejo de buscar a Cristo Apóstolo do Pai, nas atividades mais singelas de cada dia. Para isso, é urgente que cada pessoa tome contato com a Palavra de Deus e se deixe guiar por ela, entregando todo seu presente, passado e futuro nas mãos daquele que pode trazer a paz (Lc 19,42; Mt 10,34).

Hoje encontramos pessoas desintegradas interiormente, em contínua falta de coerência aos critérios escolhidos, sem confiança em si mesmas e sem capacidade de confiar nos outros. Falta o ponto de unificação da própria personalidade. Eis a importância de ter critérios de fé, assimilados solidamente na meditação pessoal, encarnados e colocados como base da própria vida afetiva. Somente Cristo pode dar unidade de vida, restaurando no homem a imagem de Deus que ele mesmo nos deixou com sua palavra e sua vida e que Ele agora realiza por meio da Igreja. [HP II, p. 512].

3 comentários:

  1. Bru, essas palavras tocam o coração e nos faz refletir sobre o caminho q devemos percorrer em nossa vida... Ha sobre o blog, ficou lindo com essa carinha nova... bjs

    ResponderExcluir
  2. Fr. Bruno, gostei do novo visual. O assunto está muito interessante para a reflexão das pessoas sobre o seu estar no mundo. Que Deus abençoe sua caminhada vocacional. Você é chamado a ser sinal da bênção de Deus no mundo. Acredite nisso.

    ResponderExcluir
  3. Bruno muito valiosa essa sua reflexão, que a Igreja de Hoje possa cada dia mais buscar ser Imagem de Deus para os homens.

    ResponderExcluir