eXTReMe Tracker

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Aparições do Ressuscitado




Queridos irmãos e irmãs, que acompanham com tanto carinho este blog. Gostaria de convidá-los a fazer uma experiência de leitura orante da Sagrada Escritura, especificamente dos textos evangélicos das aparições de Jesus Ressuscitado. São belíssimas as narrações dos evangelistas desses momentos em que a "esperança" dos discípulos já não existia mais, a angústia tomava conta de seus corações, tanto por falsas espectativas como por incompreensão do projeto salvífico de Deus. A aparição à Maria Madalena, quando o Senhor se revela chamando-a pelo nome e a torna a mensageira da ressurreição. Antes, pecadora e adultera. Agora, a primeira a receber o anúncio da ressurreição. Mais uma vez, o Senhor usa dos fracos para confundir os fortes. Na aparição narrada pelo evangelho de hoje (sexta - 09/04), vemos a desesperança de Pedro que sem saber o que fazer, sem o Cristo por perto, volta para sua vida "antiga" e diz: "Vou pescar". Penso que, ao jogar as redes e nada conseguir pescar, Pedro não mais se reconhece enquanto pescador. Ele percebe que sua vida mudou. Ele é o Pedro de Cristo. Nada mais faz sentido em sua vida, longe do Senhor. A dor da perda o cega, e ele não consegue reconhecer Jesus à beira do lago. Quando joga novamente as redes, à pedido daquele homem e enche-as de peixes, João reconhece: "É o Senhor". Qual foi a reação de Pedro? Ele não diz nada. Apenas 'atira-se ao mar" ao encontro daquele que dá sentido à sua nova existência, pois sem Cristo, ele já não é mais Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário